Friday, July 3, 2009

Fogo & Brava em crónica atrasada

FOGO & BRAVA em crónica atrasada

Deixar a Praia e a ilha por 1 semana era atractivo mas ao mesmo tempo, ausência demasiado prolongada para quem tinha aulas pra dar e tarefas diversas a cumprir na ilha badia. Como bom gestor de desorganizações (isso mesmo...), arte exigente em que me tenho dedicado estes anos, lá consegui arranjar um jeito. Achei que SFelipe está bem melhor do que dantes, a restauração dos sobrados antigos do centro da cidade dá-lhe muita pinta. Empresas e agências modernas instaladas em edifícios clássicos, com muita história.

Como só quero escrever mais três parágrafos, vou ter de fazer escolhas e...1-Vicente, 2- Advocacia nas ilhas, 3- A fama de ter as mais belas. Vicente é um dinamarquês, convertido à cabo-verdianidade (fala crioulo do Fogo na perfeição, é casado com uma crioula e tem filhos cv) cuja personalidade e actuação põe bem em evidência a nossa dificuldade em singrar no mundo dos negócios, sobretudo quando se trata da área de serviços e atendimento. De um simples gesto meu, do meio a rua, a tentar espreitar o que era aquilo, com ar de restaurante, dentro de um sobrado restaurado, esse senhor conseguiu captar-nos e vender-nos, uma hora depois, tudo o que era possível vender-nos, sempre com jeitinho e simpatia. Alojamento, bilhetes de passagem, boleia, casos de tribunal...ele tinha tudo o que era preciso, para nos arranjar, sempre sem dar qualquer impressão explicita e chata de estar a vender o que quer que fosse. Tirei-lhe o chapéu, sinceramente...Não é à toa que, segundo disse, a agência dele tem arrecadado prémios de qualidade & excelência na área do turismo.

Fogo tinha apenas 2 advogados e, recentemente 3. Brava apenas 1, que frequentemente está mais na Praia do que na ilha. Ora, isso faz com que, os poucos sejam advogados de toda a gente, o que coloca grandes problemas de concretização e de segurança, pra não dizer de ética. Como fazer quando, 2 clientes nossos nos solicitam para os defender um contra o outro?... ou como dizia o Vicente, após qualquer acidente de viação o melhor é correr imediatamente para o advogado a ver quem chega primeiro, porque provavelmente, ele é advogado habitual dos 2, vai ficar com quem chegar primeiro...o outro que ponha um defensor oficioso ou que mande vir alguém da Praia, se tiver posses para tal. Estagiários e jovens advogados, alguém leu isto?...


Sem querer ser precipitado, essa de que as beldades da ilha, ou já foram todas para os Estados Unidos casar com alguém, ou preferem estar guardadas em casa e nas zonas altas, deixa-me um tanto intrigado e pouco esclarecido...vamos ver como será da próxima vez, porque desta não deu pra saber.

Fogo e Brava, 25 a 30 de junho 09

No comments: